Pinagem

Definição – o que significa pinagem?

Uma pinagem é uma referência aos pinos ou contatos que conectam um dispositivo ou conector elétrico. Ele descreve as funções dos sinais transmitidos e os requisitos de entrada / saída (E / S) do circuito. Cada pino individual em um chip, conector ou fio singular é definido em um texto, uma tabela ou um diagrama.

Um pino é normalmente um conector macho, mas na definição de um gênero de pinagem não se aplica. Existem também conectores que possuem apenas soquetes fêmeas, que possuem documentação para o contato funcionar.

Os conectores elétricos precisam ser especificamente documentados. A pinagem é uma referência obrigatória ao testar ou construir adaptadores, conectores ou cabos. Cada conector deve ser devidamente acoplado a um conector que tenha a mesma função. Isso evita que funções diferentes se interconectem, o que pode resultar em danos ou falha de um componente.

Definirtec explica Pinout

Uma pinagem é uma documentação de cada pino que se conecta a um conector ou componente. Uma pinagem geralmente tem descrições em um diagrama ou tabela, que indica especificamente se é a vista traseira ou frontal, ou se é a face de correspondência do conector. Os padrões de pinagem são normalmente fornecidos pelo fabricante do dispositivo ou conector. A maioria dos fabricantes usa padrões abertos que são regulamentados. Algumas pinagens, no entanto, são especificadas por terceiros porque o fabricante não fez uma documentação detalhada.

A maioria dos conectores possui pinos de dados, aterramento e tensão. Dependendo do conector, alguns também possuem um sinal de clock, sincronização horizontal, sincronização vertical, controlador de exibição de vídeo (VDC) e outros recursos. Existem vários tipos de pinagem, como:

  • Pinagem PS / 2: Possui seis pinos, cada um dos quais é usado para uma finalidade específica, embora os pinos dois e seis não sejam usados.
  • Pinagem da fonte de alimentação ATX: Possui 20 pinos, cada um dos quais é codificado por cores com VDC e outras descrições
  • Pinagem VGA: tem 15 pinos, a maioria dos quais são codificados por cores e mostram impedância / nível
  • Interface Visual Digital (DVI): Possui 24 pinos que descrevem dados de sinalização diferencial minimizados por transição, link duplo, link único e outros pinos
  • Pinagem Universal Serial Bus (USB): Possui quatro pinos codificados por cores: pino 1, + 5V; pino 2, –Dados; pino 3, + Dados; e pino 4, aterrado. Estes são encontrados em todos os PCs mais modernos