Definição – o que significa Protocol Stack?
Uma pilha de protocolo refere-se a um grupo de protocolos executados simultaneamente, empregados para a implementação do conjunto de protocolos de rede.
Os protocolos em uma pilha determinam as regras de interconectividade para um modelo de rede em camadas, como nos modelos OSI ou TCP / IP. Para se tornarem uma pilha, os protocolos devem ser interoperáveis, podendo se conectar tanto verticalmente entre as camadas da rede quanto horizontalmente entre os pontos finais de cada segmento de transmissão.
Definirtec explica a pilha de protocolos
A pilha de protocolo é usada para permitir a combinação de diferentes protocolos em que cada um define os limites para uma série de atividades de rede.
Historicamente, apenas redes que obedeciam a certas tecnologias podiam se comunicar. Isso se tornou cada vez mais prevalente à medida que os usuários e proprietários de sistemas queriam cada vez mais compartilhar dados.
Compartilhar dados em qualquer rede significa que ambas as extremidades devem concordar sobre como os dados serão enviados. Independentemente do tipo de comunicação, se é uma rede digital de comutação de pacotes ou um antigo modem de 1200 baud; eles só podem se comunicar com equipamentos que seguem o mesmo protocolo em cada extremidade da rede. As redes multicamadas dividem os componentes em camadas de forma que os dados não sejam afetados pelo modo de transmissão, o modo de transmissão não seja afetado pelo hardware, o hardware não seja afetado pela sincronicidade do equipamento. Essas funções são todas separadas em ‘camadas’ separadas de dados que requerem a transferência de um protocolo. Assim, a camada de transporte, por exemplo, responsável pela transferência física dos dados, terá uma gama de protocolos que podem ser usados para comunicar os dados. A camada de Enlace possui outros protocolos associados ao seu tipo de dados e é responsável pelo endereçamento dos dados das outras camadas.
Esses diferentes protocolos não podem ser combinados porque isso poderia criar conjuntos de regras que são muito complexas para serem executadas e incompatíveis em função. Ter protocolos diferentes nas diferentes camadas de uma rede é uma solução, mas uma parte essencial disso é ser capaz de se comunicar uns com os outros para permitir que uma função geral ocorra (ou seja, uma transferência de dados através de uma rede). Quando os protocolos são capazes de interagir de tal forma em uma atividade combinada, como no modelo TCP / IP e no modelo OSI, eles são chamados de pilha de protocolos.