Definição – o que significa phishing?
Phishing é o ato fraudulento de adquirir informações privadas e confidenciais, como números de cartão de crédito, identificação pessoal e nomes de usuário e senhas de contas. Usando um conjunto complexo de técnicas de engenharia social e experiência em programação de computador, sites de phishing atraem destinatários de e-mail e usuários da Web a acreditar que um site falsificado é legítimo e genuíno. Na verdade, a vítima de phishing mais tarde descobre que sua identidade pessoal e outras informações vitais foram roubadas e expostas.
Definirtec explica phishing
Semelhante à pesca em um lago ou rio, o phishing é um jargão de computador para pescar informações pessoais na Internet. O termo foi usado pela primeira vez em 1996, quando o primeiro ato de phishing foi registrado.
O phishing usa manipulação de link, evasão de filtro de imagem e falsificação de site para fazer os usuários da Web pensarem que um site falsificado é genuíno e legítimo. Depois que o usuário insere informações vitais, ele imediatamente se torna uma vítima de phishing.
Felizmente, a vitimização por phishing pode ser evitada. As seguintes precauções de segurança são recomendadas:
- Use ferramentas de segurança de computador atualizadas, como software antivírus, spyware e firewall.
- Nunca abra anexos de e-mail desconhecidos ou suspeitos.
- Nunca divulgue informações pessoais solicitadas por e-mail, como seu nome ou número de cartão de crédito.
- Verifique a legitimidade do URL do site digitando o endereço real em seu navegador.
- Verifique o número de telefone do site antes de fazer chamadas para o número fornecido por e-mail.