Definição – o que Bugbear significa?
Bugbear é um vírus de 2002 responsável por milhares de casos de invasão de vírus que envolvem a exploração do Microsoft Outlook e do Outlook Express para instalar um keylogger em computadores pessoais e comerciais. Este é um dos vários vírus semelhantes que entram no computador por meio de um anexo de e-mail.
Bugbear também é conhecido como Tanatos.
Definirtec explica Bugbear
No Bugbear, o código do vírus é instalado automaticamente quando o e-mail é visualizado, mesmo na página de visualização do MS Outlook. Bugbear aparece com linhas de assunto de e-mail que podem parecer legítimas para um usuário, embora muitos tenham aprendido a reconhecer esses tipos de spam e excluir essas mensagens em vez de abri-las. Muitos especialistas em segurança consideram o Bugbear um “vírus clássico”, pois era uma grande ameaça há cerca de dez ou doze anos, mas agora foi amplamente substituído por métodos mais sofisticados que podem ser usados por filtros de spam modernos.
Em termos de suas operações reais, Bugbear é mais uma ameaça à segurança do que o tipo de vírus que simplesmente trava os sistemas e exclui arquivos – há componentes desse vírus que são de grande preocupação para os especialistas em segurança. Primeiro, Bugbear gera listas de destinatários adicionais automaticamente quando é instalado. Pior ainda, além do keylogger, onde os hackers podem visualizar senhas e outras entradas confidenciais, há uma porta dos fundos para arquivos e redes, que pode deixar uma LAN inteira aberta para espionagem. Um outro aspecto importante de segurança do Bugbear é que ele pode realmente ter como alvo programas antivírus e de firewall, tentando paralisar ou encerrar suas operações, o que leva alguns a chamá-lo de “antivírus”.