Definição – O que significa Close To Metal (CTM)?
Close to Metal (CTM) é uma interface de programação de aplicativos (API) projetada para expor os desenvolvedores à arquitetura de processamento paralelo subjacente do hardware gráfico.
Foi inicialmente lançado pela ATI Technologies para permitir a computação de propósito geral em unidades de processamento gráfico (GPGPU) ou a programação e controle personalizados na placa gráfica / hardware.
Definirtec explica Close To Metal (CTM)
O CTM habilitou principalmente a exposição e forneceu acesso a funções de placa gráfica de baixo nível anteriormente indisponíveis para desenvolvedores de software. Isso inclui as instruções, a arquitetura do conjunto de processadores e a memória. Ele permitiu que os desenvolvedores criassem aplicativos utilizando uma variedade de recursos de GPGPU inexplorados e com desempenho mais rápido do que as unidades de processamento central (CPU) padrão. Ele também substituiu a API OpenGL e DirectX para programadores. O CTM foi integrado e suportado por placas de processador ATI R580 GPU.
Depois que a Advanced Micro Devices, Inc. (AMD) adquiriu a ATI, o CTM foi sucedido pela estrutura OpenCL, que fornecia acesso e controle mais aprimorados sobre os recursos do processador gráfico.