Persistência

Definição – o que significa persistência?

A persistência se refere às características do objeto e do processo que continuam a existir mesmo depois que o processo que o criou cessa ou a máquina em que está sendo executado é desligada. Quando um objeto ou estado é criado e precisa ser persistente, ele é salvo em um local de armazenamento não volátil, como um disco rígido, em vez de um arquivo temporário ou memória de acesso aleatório volátil (RAM).

Definirtec explica Persistência

Em termos de dados, persistência significa que um objeto não deve ser apagado a menos que realmente seja para ser apagado. Isso envolve o armazenamento adequado e certas medidas que permitem que os dados persistam. Em termos de threads e processos de computador, um processo persistente é aquele que não pode ser eliminado ou encerrado. Isso geralmente é verdadeiro para processos do sistema central que são essenciais para um sistema funcionando corretamente.

Por exemplo, mesmo se um explorador do sistema operacional (SO) Windows falhar ou for encerrado, ele simplesmente reinicia. Um estado persistente se refere à retenção desse estado, mesmo depois que o processo foi eliminado. Nesse caso, o estado é salvo no armazenamento persistente antes do desligamento do dispositivo e, em seguida, recarregado quando o dispositivo é ligado, garantindo que o dispositivo, espaço de trabalho ou dados estejam no mesmo estado após ligar o dispositivo.

Esta definição foi escrita no contexto da Computação