Definição – O que significa Permeabilidade Magnética (µ)?
A permeabilidade magnética (μ) é a capacidade de um material magnético de suportar o desenvolvimento do campo magnético. Em outras palavras, a permeabilidade magnética é a constante na proporcionalidade entre a indução magnética e a intensidade do campo magnético. Quanto maior for a permeabilidade magnética do material, maior será a condutividade para as linhas de força magnética e vice-versa. A permeabilidade magnética de um material indica a facilidade com que um campo magnético externo pode criar uma maior força magnética de atração no material. A unidade SI de permeabilidade magnética é Henry por metro.
A Definirtec explica a permeabilidade magnética (µ)
Um material com boa permeabilidade magnética fica magnetizado na direção do campo magnético ou em oposição ao campo magnético. A permeabilidade magnética de um vácuo ou ar é considerada a mais pobre. A permeabilidade magnética não é uma constante e é influenciada por muitos fatores, como temperatura, meio utilizado, umidade e força do campo magnético aplicado. Como resultado, em aplicações de engenharia, a permeabilidade magnética é geralmente expressa em termos relativos, em vez de em termos absolutos. Ferro purificado e muitas ligas magnéticas têm permeabilidade magnética relativa máxima.
Com base na permeabilidade magnética, os materiais são classificados como diamagnéticos, paramagnéticos ou ferromagnéticos. Materiais diamagnéticos fornecem oposição a campos magnéticos externos, materiais paramagnéticos são fracamente atraídos por campos magnéticos externos e materiais ferromagnéticos são fortemente atraídos por campos magnéticos externos. A permeabilidade magnética de materiais ferromagnéticos é significativamente maior do que o vácuo e, como resultado, eles são usados na construção de núcleos magnéticos em circuitos magnéticos.