Pergunta

Definição – o que significa consulta?

Uma consulta é uma solicitação de dados ou informações de uma tabela de banco de dados ou combinação de tabelas. Esses dados podem ser gerados como resultados retornados por Structured Query Language (SQL) ou como imagens, gráficos ou resultados complexos, por exemplo, análises de tendências de ferramentas de mineração de dados.

Uma das várias linguagens de consulta diferentes pode ser usada para realizar uma variedade de consultas de banco de dados simples a complexas. SQL, a linguagem de consulta mais conhecida e amplamente usada, é familiar para a maioria dos administradores de banco de dados (DBAs).

Definirtec explica Query

Para que uma máquina entenda uma solicitação de informações em primeiro lugar, a consulta deve ser escrita de acordo com um código conhecido como linguagem de consulta. Por exemplo, se você for a um banco e perguntar “Posso tomar um café expresso?” o caixa pode ficar confuso.

SQL representa uma das linguagens padrão usadas para fins de gerenciamento de banco de dados, enquanto o MySQL, em vez disso, é o software que usa essa linguagem específica. Embora SQL seja uma linguagem de consulta bastante universal, outras comumente usadas incluem DMX, Datalog e AQL.

O recurso de consulta de banco de dados é igual em necessidade à capacidade de armazenamento de dados. Portanto, várias linguagens de consulta foram desenvolvidas para diferentes mecanismos e propósitos de banco de dados, mas o SQL é de longe a mais onipresente e conhecida. Na verdade, os administradores de banco de dados novatos costumam se surpreender quando descobrem a existência de outras linguagens de consulta.

Linguagens de consulta geram diferentes tipos de dados de acordo com a função. Por exemplo, o SQL retorna dados em linhas e colunas organizadas e é muito semelhante ao Microsoft Excel na aparência.

Outras linguagens de consulta geram dados como gráficos ou outras manipulações de dados complexas, por exemplo, mineração de dados, que é a análise profunda de informações que revela tendências e relacionamentos anteriormente desconhecidos entre dados distintos ou divergentes. Por exemplo, uma consulta a uma empresa de manufatura SQL pode revelar que as vendas mensais atingem o pico em junho e julho, ou que as mulheres representantes de vendas superam continuamente os homens durante os meses de férias.

Um banco de dados pode ser consultado por usuários menos experientes que não são treinados em uma linguagem de consulta específica. Usar uma consulta predefinida escrita em uma linguagem de consulta especial para fazer uma solicitação não é a única maneira de solicitar informações de um banco de dados.

Um usuário pode escolher os parâmetros disponíveis em um menu padrão que o guiará durante a pesquisa. Este é um método simples, mas menos flexível. O sistema também pode fornecer ao usuário um registro padrão onde algumas áreas em branco podem ser preenchidas com os campos e valores que definem a consulta. Este método é denominado “consulta por exemplo” (QBE).