Definição – o que significa perda de pacotes?
Em um sistema de comutação de pacotes, a perda de pacotes refere-se à quantidade de dados (número de pacotes) que não chega ao destino pretendido. Os administradores de rede consideram essa métrica ao examinar a eficácia e o desempenho dos sistemas de dados.
Definirtec explica perda de pacotes
Alguns administradores observam a perda de pacotes ao fazer diferentes tipos de monitoramento ou teste de rede, mas também pode ser evidente para os usuários finais quando ocorre uma perda significativa. Alguns tipos de perda de pacotes podem levar a erros de sistema em programas projetados para um determinado limite de informações coesas. Em comunicações de áudio ou vídeo, a perda de pacotes pode causar instabilidade, interrupções ou perda de serviço.
Os profissionais de TI devem diagnosticar e corrigir problemas de perda de pacotes para fornecer um serviço ininterrupto. O problema está relacionado às formas específicas como os pacotes de dados individuais são enviados pela Internet ou sistemas de rede para serem recebidos por peças específicas de hardware. As alternativas para uma rede comutada por pacotes envolvem sistemas comutados por circuito, em que um circuito ou conexão específica é estabelecida para transmissão, por exemplo, em linhas de fibra óptica dedicadas.