Definição – O que significa Small Data?
Pequenos dados descrevem o uso de dados que depende da aquisição de dados direcionados e da mineração de dados. Ele descreve uma mudança na forma como as empresas e outras partes vêem o uso de dados e pretende ser um contraponto à tendência de big data, que gira em torno da ideia de que as empresas podem usar grandes quantidades de dados adquiridos para identificar o comportamento do cliente ou impulsionar os negócios inteligência de maneiras essenciais. Por outro lado, uma abordagem de pequenos dados envolve a aquisição de conjuntos de dados específicos com menos esforço, o que os proponentes acreditam ser uma prática de negócios mais eficiente.
Definirtec explica Small Data
Em sua essência, a ideia de pequenos dados é que as empresas podem obter resultados acionáveis sem adquirir os tipos de sistemas comumente usados em análises de big data.
Para uma visão de bom senso de como isso pode funcionar, considere alguns dos sistemas específicos que podem ser usados na aquisição de big data. Uma empresa pode investir em muito armazenamento de servidor e usar máquinas analíticas sofisticadas e aplicativos de mineração de dados para vasculhar uma rede em busca de muitos bits diferentes de dados, incluindo datas e horas de ações do usuário, informações demográficas e muito mais. Tudo isso pode ser canalizado para um data warehouse central, onde algoritmos complexos classificam e processam os dados para exibi-los em relatórios detalhados.
Embora esses tipos de processos tenham beneficiado as empresas de várias maneiras, muitas empresas estão descobrindo que essas medidas exigem muito esforço e que, em alguns casos, resultados semelhantes podem ser alcançados usando estratégias de mineração de dados muito menos robustas. Por exemplo, em vez de adquirir todo esse hardware e software para obter vigilância completa dos clientes, uma empresa poderia empregar uma pesquisa simples, respostas de listas de mala direta ou outras informações orgânicas voluntárias para elaborar sua estratégia de relacionamento com o cliente. Ele também poderia usar uma infraestrutura de software mais reduzida para obter dados mais básicos.
Pequenos dados são uma das maneiras pelas quais as empresas agora estão se afastando de uma espécie de obsessão com as tecnologias mais recentes e que oferecem suporte a processos de negócios mais sofisticados. Aqueles que promovem pequenos dados afirmam que é importante que as empresas usem seus recursos com eficiência e evitem gastos excessivos com certos tipos de tecnologias.