Definição – O que significa Arquitetura Von Neumann?
Uma máquina de arquitetura von Neumann, projetada pelo físico e matemático John von Neumann (1903–1957) é um projeto teórico para um programa de computador armazenado que serve como base para quase todos os computadores modernos. Uma máquina de von Neumann consiste em um processador central com uma unidade aritmética / lógica e uma unidade de controle, uma memória, armazenamento em massa e entrada e saída.
Definirtec explica a arquitetura de Von Neumann
A máquina de von Neumann foi criada por seu homônimo, John von Neumann, um físico e matemático, em 1945, com base no trabalho de Alan Turing. O projeto foi publicado em um documento denominado “Primeiro Rascunho de Relatório sobre o EDVAC”.
O relatório descreveu o primeiro computador com programa armazenado. Computadores anteriores, como o ENIAC, eram conectados para fazer uma tarefa. Se o computador precisava realizar uma tarefa diferente, era necessário reconectá-lo, o que era um processo tedioso. Com um computador com programa armazenado, um computador de uso geral pode ser construído para executar diferentes programas.
O projeto teórico consiste em:
- Um processador central que consiste em uma unidade de controle e uma unidade aritmética / lógica
- Uma unidade de memória
- Armazenamento em massa
- Entrada e de saída
O projeto de von Neumann, portanto, forma a base da computação moderna. Um modelo semelhante, a arquitetura Harvard, tinha endereços de dados e barramentos dedicados para leitura e gravação na memória. A arquitetura de von Neumann venceu porque era mais simples de implementar em hardware real.