Definição – o que significa pegada de carbono?
A pegada de carbono é uma medida do impacto ambiental de uma organização, evento, pessoa ou produto. Ele mede o total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de uma determinada atividade ou grupo de atividades para fornecer uma medida de até que ponto essas atividades produzem emissões prejudiciais e, portanto, contribuem para o aquecimento global.
Estima-se que a computação produza até 3% das emissões mundiais de dióxido de carbono. Como resultado, a pegada de carbono se tornou uma medida importante na computação.
Definirtec explica a pegada de carbono
O conceito de pegada de carbono é derivado da discussão da pegada ecológica. A quantidade total de emissões de GEE produzidas por várias fontes é geralmente expressa em toneladas equivalentes de dióxido de carbono emitido. A pegada se refere às emissões totais de dióxido de carbono produzidas por várias atividades humanas em um determinado período de tempo, geralmente um ano.
Uma vez calculada a pegada de carbono, esforços podem ser feitos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isso pode incluir uma melhor gestão de processos e produtos, desenvolvimentos tecnológicos, captura de carbono e estratégias de modificação de consumo. Além disso, projetos como energia solar e eólica ou reflorestamento também podem ser executados para reduzir os GEEs. A computação em nuvem também é considerada um passo importante para uma computação mais ecológica.