Definição – o que significa peering?
Peering é um relacionamento entre provedores de serviços de Internet (ISP) em que compartilham uma rede direta em vez de rotear o tráfego pela Internet. O peering é feito diretamente entre os ISPs ou por meio de uma troca de peering centralizada. O peering permite um tráfego muito rápido a um custo baixo porque os ISPs se conectam diretamente entre si, o que significa que os provedores de serviços de rede (NSPs) não precisam ser pagos para fornecer acesso ao backbone da Internet. Essa técnica é comumente usada por ISPs de pequeno e médio porte em todo o mundo.
Definirtec explica Peering
Os provedores de serviços de Internet (ISPs) se esforçam para planejar maneiras mais eficientes de fornecer serviços de alta velocidade. Eles desenvolveram o peering, que permite que os ISPs forneçam aos usuários os dados ou serviços necessários, usando menos saltos de rede. Peering significa que os ISPs podem fornecer melhor desempenho usando menos recursos. O protocolo de roteamento que permite o peering entre ISPs é o Border Gateway Protocol (BGP), que é gratuito e beneficia todos os ISPs.
Existem dois tipos de peering aplicado:
- Peering privado: Esta é uma técnica de peering na qual apenas dois ISPs estão fisicamente conectados para compartilhar o tráfego e se beneficiarem mutuamente da transação. O peering privado requer mais recursos e tem desempenho limitado. Esse tipo de peering foi usado nos primeiros dias da Internet e agora é incomum.
- Peering público: Esta é uma técnica de peering que usa trocas de peering centralizadas conhecidas como pontos de troca ou trocas da Internet. O peering público permite que centenas de ISPs se conectem entre si, fornecendo desempenho excepcional a baixo custo. Tornou-se uma técnica de peering comumente usada.