Definição – O que significa Sticky Bit?
Em sistemas operacionais do tipo Unix, um sticky bit é um bit de permissão que é definido em um arquivo ou pasta, permitindo assim que apenas o proprietário ou usuário root do arquivo ou pasta modifique, renomeie ou apague o diretório ou arquivo em questão. Nenhum outro usuário teria permissão para ter esses privilégios em um arquivo que possui um sticky bit. Em sistemas semelhantes ao Unix, sem o sticky bit ativado, qualquer usuário pode modificar, renomear ou excluir o diretório ou arquivo, independentemente do proprietário do arquivo ou pasta.
Definirtec explica Sticky Bit
Introduzido na quinta edição do Unix, o sticky bit foi criado apenas para arquivos executáveis puros. Quando introduzidos, os arquivos com sticky bit garantem que o segmento de texto do aplicativo executável esteja disponível no espaço de troca mesmo após a saída do processo. Isso permite acelerar as execuções dos programas executáveis usados com freqüência. Atualmente, esse recurso foi abandonado por muitos e só é mantido no Unixware e HP-UX.
O sticky bit é usado principalmente nas pastas que residem em sistemas de arquivos dentro de sistemas operacionais do tipo Unix. Quando o sticky bit é definido, o sistema de arquivos trata esses arquivos ou diretórios de uma maneira única, de forma que apenas o proprietário ou o proprietário raiz podem ter direitos de modificá-los, excluí-los ou renomeá-los. Em sistemas operacionais do tipo Solaris, quando o sticky bit é definido em arquivos não executáveis, os arquivos não são armazenados em cache pelo kernel. Isso ajuda não apenas a evitar a permissão de acesso a esses arquivos, mas também a liberar dados importantes do cache do sistema em relação aos arquivos. Em alguns casos, um sticky bit também é usado para indicar que um determinado arquivo ainda não foi montado, permitindo assim que os programas ignorem os arquivos não montados.