Definição – o que significa PC portátil (HPC)?
Um PC de mão (HPC) é um computador leve e compacto que roda no Windows CE (WinCE) da Microsoft. Suas especificações exigidas, que exigem tela e teclado maiores, o diferenciam de outros aparelhos pequenos, como Palm PC, Pocket PC e smartphone.
Definirtec explica Handheld PC (HPC)
A seguir estão os recursos de um HPC:
- Uma tela com suporte de resolução de pelo menos 480 × 240
- Um teclado
- Um slot para cartão PC
- Uso de memória somente leitura (ROM)
- Opções de conectividade sem fio ou com fio
- O dispositivo deve ser fornecido com aplicativos do fabricante original do equipamento integrado (OEM).
Embora as especificações de um HPC típico sugiram uma funcionalidade semelhante a um laptop padrão, a maioria dos dispositivos desta classe foi usada principalmente para seus recursos de assistente digital pessoal (PDA). O dispositivo era frequentemente usado para armazenar contatos, organizar agendas, fazer anotações, cálculos simples, processamento rápido de texto, mensagens instantâneas e com conectividade sem fio, troca de e-mail e navegação na web.
Lançada em 1996, a HPC encontrou seu mercado com empresas e pessoas físicas em busca de mobilidade. No entanto, a Microsoft parou o desenvolvimento da HPC em 2000, optando por concentrar os esforços no Windows Mobile – a plataforma para Pocket PCs e smartphones.
Antes do lançamento oficial do HPC, vários dispositivos atendiam às especificações de um PC portátil, embora rodassem em plataformas compatíveis com DOS. Estes foram o Atari Portfolio (1989), Poqet PC (1989) e Hewlett Packard’s HP 95LX (1991).
Os PCs portáteis lançados posteriormente incluem o NEC MobilePro 900c, HP 320LX, HP Jornada 720 e Vadem Clio. Hoje, os dispositivos que executam o Windows CE com especificações de hardware HPC, mas não estão equipados com um teclado, são conhecidos como Tablet PCs do Windows CE ou simplesmente “dispositivos tablet”.