Definição – o que significa Patente defensiva?
Uma patente defensiva é uma patente usada com a intenção principal de defender uma empresa contra ações judiciais por violação de patente. Isso difere de usos mais agressivos de patentes, que podem incluir a geração de royalties ou a prevenção da concorrência por meio de ações judiciais. Uma patente defensiva pode proteger o detentor da patente, permitindo que ele contraia depois que um concorrente processa por violação – ou mesmo se o concorrente processar por algum outro motivo. Uma grande coleção de patentes também pode proteger uma empresa impedindo processos judiciais.
Definirtec explica patente defensiva
Muitas empresas de tecnologia usam patentes defensivas como munição em processos de violação. Essa estratégia envolve estocar um grande número de patentes para usar como proteção, caso uma empresa seja processada por um concorrente. O uso de patentes como mecanismo de defesa pode envolver várias estratégias, mas, essencialmente, atuam como moeda de troca para a resolução de casos. Isso pode incluir:
- Uma empresa que está sendo processada pode usar seu próprio arsenal de patentes para forçar um acordo rápido
- Uma empresa que está sendo processada pode contra-atacar com patentes de sua própria coleção
- Uma parte do portfólio de patentes de uma empresa pode ser licenciada como forma de acordo.
Alguns apontam para a aquisição da Motorola Mobility pelo Google em 2011 como um exemplo de patentes sendo usadas de maneira defensiva.
Armamento de patentes é um termo que descreve quando uma empresa usa patentes de maneira mais agressiva.