Definição – o que significa patente de software?
Uma patente de software é aquela fornecida para melhorar o desempenho do computador por meio de um aplicativo de computador.
Não existe uma definição legal ou conclusiva para uma patente de software. Este e o tópico dos direitos de proteção de propriedade intelectual (PI) relacionados têm sido intensamente debatidos em todos os níveis do mundo da tecnologia. Diferentes países têm diferentes restrições ao patenteamento de inovações de software. Por exemplo, a lei de patentes dos Estados Unidos não permite patentes que envolvam idéias abstratas. Essa restrição foi usada para negar patentes de software. Na União Europeia (UE), os aplicativos de software, como um todo, estão excluídos das restrições de patente.
Definirtec explica a patente de software
Embora semelhante em abordagem, o copyright e patenteamento de software protegem diferentes aspectos de PI. A proteção de direitos autorais é fornecida apenas a expressões e isenta a idéias, procedimentos ou métodos operacionais / computacionais, enquanto as patentes podem abranger idéias, procedimentos e métodos operacionais. No entanto, o custo e a aplicação de uma patente de software podem ser maiores, dependendo da complexidade dos requisitos da patente. Novamente, como outras categorias de patentes, as patentes de software também precisam ser aplicadas de acordo com o país ou região.
Os seguintes critérios se aplicam à proteção de patente:
- 1. O assunto deve ser da categoria patenteável.
2. A inovação deve ter natureza de aplicação industrial.
3. A ideia patenteável deve ser nova e não algo existente. A mudança reivindicada entre o item existente e a inovação é essencial e significativa para consideração.
4. A divulgação da inovação deve atender aos padrões formais de patentes.
Algumas preocupações para uma patente de software são:
- 1. Uma patente de software pode envolver a proteção de idéias abstratas que podem ter valor comercial. Os limites legais usados para definir uma ideia abstrata não são bem definidos e podem diferir de acordo com a região e a lei.
2. Permitir o patenteamento de software pode levar à redução da inovação no mundo da tecnologia, pois pode haver dependências e interdependências para diferentes softwares e desestimular os mesmos. Determiná-los é fácil, mesmo para desenvolvedores ou designers de aplicativos de software.
3. Software patenteável e não patenteável não tem uma separação reconhecida globalmente.
4. Pode haver complicações legais e técnicas relacionadas ao entendimento da inovação de software e requisitos técnicos associados.