Definição – O que significa Patente Armada?
Patente com arma é uma gíria que se refere a patentes que são registradas com a intenção de usá-las para processar concorrentes que estão desenvolvendo tecnologias semelhantes.
A guerra de patentes tornou-se cada vez mais comum entre as empresas de alta tecnologia desde os anos 1990. Nos últimos anos, no entanto, o jogo mudou de um esforço para proteger tecnologias e invenções exclusivas para uma estratégia de negócios em que algumas empresas em dificuldades parecem estar usando patentes como uma última tentativa de gerar receita. Isso obrigou muitas grandes empresas de tecnologia a comprar e armazenar patentes como meio de defesa contra esses processos.
Definirtec explica patente armada
Os desenvolvedores têm sido especialmente críticos em relação ao uso de patentes como ferramenta de litígio, alegando que elas foram projetadas para se defender contra – ao invés de lançar – processos por violação de patente. Mais significativamente, o mérito de muitas patentes transformadas em arma foi questionado porque elas tendem a conter redações vagas, tornando mais fácil aplicá-las a outras tecnologias semelhantes (e geralmente relativamente genéricas).
O termo patenteada como arma foi popularizado por um artigo de março de 2012 de Andy Baio para a Wired.com, onde ele explicou como as patentes do Yahoo sobre o software que ele criou foram usadas em um processo contra o Facebook. Baio chama o processo do Yahoo contra o Facebook de “nada menos que extorsão”, alegando que uma das patentes que ele co-inventou – e que mais tarde foi usada no processo do Yahoo contra o Facebook – era tão abstrata que poderia ter sido usada contra várias outras empresas . Como se viu, o Facebook se defendeu contra o processo do Yahoo por 10 patentes processando o Yahoo com 10 patentes de sua própria coleção de patentes.