Definição – o que significa particionamento por intervalo?
O particionamento de intervalo é um tipo de particionamento de banco de dados relacional em que a partição é baseada em um intervalo predefinido para um campo de dados específico, como IDs numerados de forma exclusiva, datas ou valores simples como moeda. Uma coluna de chave de particionamento é atribuída a um intervalo específico e, quando uma entrada de dados se encaixa nesse intervalo, ela é atribuída a esta partição; caso contrário, ele é colocado em outra partição onde se encaixa.
Definirtec explica o particionamento de alcance
Em uma tabela particionada por intervalo, as linhas são distribuídas com base em uma “chave de particionamento” em que o único requisito é se os dados estão ou não dentro da especificação de intervalo da chave. Por exemplo, se a chave de partição for uma coluna de data e janeiro de 2015 for uma partição, todos os dados contendo valores de 1º de janeiro de 2015 a 31 de janeiro de 2015 serão colocados nesta partição.
O particionamento de intervalo é bastante útil para aplicativos que requerem alto desempenho para ambientes de suporte a decisões e processamento de transações online (OLTP). Isso torna a segregação de dados mais fácil e o acesso a cada partição menor é rápido, no entanto, é necessário um amplo conhecimento quanto ao particionamento de dados para equilibrar a carga de maneira adequada em todas as partições. Neste esquema, muitas partições são ordenadas, com cada partição subsequente tendo um limite mais alto do que a partição anterior.
Características do particionamento de faixa:
- Cada partição possui um limite superior exclusivo.
- Cada partição tem um limite inferior não inclusivo, exceto para a primeira partição.