Definição – O que significa o Intelligent Network Application Part (INAP)?
Uma parte ou protocolo de aplicativo de rede inteligente (INAP), parte do conjunto de protocolos do Signaling System 7 (SS7), é o protocolo de sinalização usado em redes inteligentes. O SS7 está normalmente em uma camada logo acima da Transaction Capabilities Application Part (TCAP).
O INAP pode ser considerado como a lógica que controla os serviços de telecomunicações que foram migrados dos pontos de comutação de serviços tradicionais (SSP) para plataformas de serviço baseadas em computador mais recentes.
Definirtec explica Intelligent Network Application Part (INAP)
A parte do aplicativo de rede inteligente serve como protocolo de sinalização entre pontos de comutação de serviço, ponto de controle de serviço (SCP) e periféricos inteligentes ou recursos de mídia de rede.
A unidade de controle de serviço consiste em programas lógicos e dados de serviços ou operadores derivados de terceiros.
INAP é o protocolo em uso para comunicação de rede inteligente na maioria dos lugares fora da América do Norte. Ele é baseado em conjuntos de recursos da União Internacional de Telecomunicações (CS) publicados.
Os aplicativos usam o protocolo INAP para realizar operações remotas entre os nós da rede, por exemplo, entre SSP e SCP.
O INAP então entrega essas operações remotas encapsuladas na subcamada do componente TCAP para os processos de aplicativos pares em um nó remoto.
Serviços definidos pelo INAP:
-
Serviço VPN de discagem de extensão de dígitos curtos
-
Serviço de número único
-
Não perturbe o serviço (encaminhamento de chamadas)
-
Serviço de acesso pessoal (gerenciamento de chamadas pelo usuário)
-
Serviço de recuperação de desastres (destinos de chamadas de backup)