Definição – o que significa paridade ímpar?
Em sistemas de comunicação assíncrona, a paridade ímpar refere-se aos modos de verificação de paridade, em que cada conjunto de bits transmitidos tem um número ímpar de bits. Se o número total de unidades nos dados mais o bit de paridade for um número ímpar de unidades, é denominado paridade ímpar. Se os dados já tiverem um número ímpar de unidades, o valor do bit de paridade adicionado é 0, caso contrário, é 1.
Os bits de paridade são a forma mais simples de detecção de erros. A verificação de paridade ímpar é usada para testar dispositivos de armazenamento de memória. O remetente e o destinatário devem concordar em usar a verificação de paridade ímpar. Sem isso, uma comunicação bem-sucedida não é possível. Se um número ímpar de bits for alterado durante a transmissão, as verificações de paridade podem detectar que os dados estão corrompidos. No entanto, o método não conseguirá detectar erros introduzidos quando um número par de bits na mesma unidade de dados for alterado, pois a paridade ainda permanecerá ímpar apesar da corrupção de dados.
Definirtec explica Odd Parity
Os bits de paridade são adicionados às mensagens transmitidas para garantir que o número de bits com o valor de um em um conjunto de bits totalize números pares ou ímpares. Paridades pares e ímpares são as duas variantes dos modos de verificação de paridade.
A paridade ímpar pode ser explicada mais claramente por meio de um exemplo. Considere a mensagem transmitida 1010001, que contém três unidades. Isso se transforma em paridade ímpar ao adicionar um zero, tornando a sequência 0 1010001. Assim, o número total de uns permanece em três, um número ímpar. Se a mensagem transmitida tiver o formato 1101001, que contém quatro uns, isso pode ser transformado em paridade ímpar adicionando um, formando a sequência 1 1101001.