Parceria

Uma parceria é um acordo em que duas ou mais pessoas concordam em cooperar para alcançar um objectivo comum. As parcerias são muitas vezes formadas para a prossecução de empreendimentos comerciais conjuntos ou para partilhar os custos e benefícios de um projecto ou empreendimento.

Nos negócios, as parcerias são frequentemente formadas entre empresas ou entre indivíduos. Numa parceria comercial, cada parceiro contribui com algo de valor para o empreendimento, tal como dinheiro, recursos, experiência ou tempo. Em troca, cada parceiro participa dos lucros ou perdas do negócio.

As parcerias podem ser formais ou informais. Uma parceria formal é normalmente formada por meio de um acordo escrito que estabelece os direitos e responsabilidades de cada parceiro. Uma parceria informal, por outro lado, pode ser formada simplesmente pelas ações dos próprios parceiros.

O termo “parceria” também pode ser usado para descrever a relação entre duas ou mais organizações, como entre uma empresa e seus fornecedores ou entre um governo e uma organização sem fins lucrativos. Quais são os dois tipos básicos de parceria? Os dois tipos básicos de parceria são as parcerias limitadas e as parcerias gerais. As sociedades limitadas têm responsabilidade limitada, o que significa que os sócios não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas e obrigações da sociedade. As sociedades em nome colectivo têm responsabilidade ilimitada, o que significa que os sócios são pessoalmente responsáveis pelas dívidas e obrigações da sociedade.

Porque é que a sociedade em comandita é a melhor forma de propriedade?

Há muitas razões pelas quais a parceria é a melhor forma de propriedade, mas as principais razões são o cumprimento, o risco e a governança.

Conformidade:

As sociedades são obrigadas a cumprir uma série de leis e regulamentos, o que ajuda a proteger os interesses dos sócios e da empresa. Por exemplo, as sociedades são obrigadas a registar os rendimentos anuais junto do Registo Comercial e a manter registos precisos do contrato de sociedade e das participações dos sócios. Isto ajuda a garantir que a parceria seja gerida de forma transparente e de acordo com a lei.

Risco:
As sociedades em nome colectivo são geralmente menos arriscadas do que as empresas individuais ou sociedades em nome colectivo, uma vez que os sócios são solidária e solidariamente responsáveis pelas dívidas da empresa. Isto significa que cada sócio é responsável pelo montante total de quaisquer dívidas contraídas pela empresa, independentemente da sua quota individual no negócio. Isto reduz o risco para cada sócio, uma vez que eles não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas do negócio.

Governança:

As sociedades são obrigadas a ter um acordo de parceria que estabeleça as regras e regulamentos que regem a parceria. Isto ajuda a garantir que a parceria seja gerida de forma justa e transparente e que os interesses de todos os parceiros sejam tidos em conta. O contrato de parceria também pode ajudar a resolver quaisquer disputas que possam surgir entre os parceiros.

Como é formada a parceria?

Uma parceria é um acordo entre duas ou mais pessoas para realizar um negócio como co-proprietários. As principais características de uma parceria são:

-Cada sócio concorda em contribuir com dinheiro, propriedade, mão-de-obra ou habilidade para o negócio.

-Os sócios concordam em partilhar os lucros ou perdas do negócio entre si.
-O negócio é realizado por todos os sócios ou por um sócio-gerente por eles nomeado.
-Cada sócio tem o mesmo direito de participar na gestão do negócio.
-A sociedade não é uma entidade legal separada dos sócios, e os sócios são pessoalmente responsáveis pelas dívidas do negócio.

Existem dois tipos principais de sociedade: as sociedades em nome colectivo e as sociedades em comandita simples. Numa sociedade em nome colectivo, todos os sócios são solidariamente responsáveis pelas dívidas da empresa. Numa sociedade em comandita simples, há pelo menos um sócio que responde pelas dívidas da empresa em toda a extensão do seu património pessoal, e um ou mais sócios que só são responsáveis até ao montante que concordaram em contribuir para o negócio.

A principal vantagem de uma sociedade de pessoas é que é relativamente fácil e barata a sua constituição e manutenção. As principais desvantagens são que os sócios são pessoalmente responsáveis pelas dívidas do negócio, e que as decisões devem ser unânimes.

Quais são as 5 características de uma sociedade de pessoas?

1. As parcerias são geralmente formadas por duas ou mais pessoas que contribuem com dinheiro, propriedade, trabalho ou habilidade, e esperam participar nos lucros e perdas do negócio.

2. As sociedades são regidas por leis estaduais, que variam de estado para estado.
As sociedades são geralmente tributadas como entidades de passagem, o que significa que os sócios são tributados pela sua parte nos rendimentos ou perdas da sociedade.
As sociedades em nome colectivo podem ser sociedades em nome colectivo, nas quais todos os sócios são igualmente responsáveis pelas dívidas e obrigações da empresa, ou sociedades em comandita simples, nas quais um ou mais sócios são limitados na sua responsabilidade ao montante do seu investimento.

5. As sociedades em nome colectivo podem ser dissolvidas por morte ou desistência de um sócio, ou por voto dos sócios.