Paravirtualização

Definição – O que significa Paravirtualização?

A paravirtualização é uma técnica de virtualização que fornece uma interface para máquinas virtuais semelhantes ao hardware subjacente. Na paravirtualização, o sistema operacional convidado é explicitamente portado antes de instalar uma máquina virtual porque um sistema operacional convidado não personalizado não pode ser executado em cima de um monitor de máquina virtual (VMM).

Definirtec explica a Paravirtualização

A paravirtualização permite que vários sistemas operacionais diferentes sejam executados em um conjunto de hardware, usando recursos como processadores e memória de maneira eficaz. Na paravirtualização, o sistema operacional é modificado para funcionar com uma máquina virtual. A intenção por trás da modificação do sistema operacional é minimizar o tempo de execução necessário para realizar as operações que, de outra forma, seriam difíceis de executar em um ambiente virtual.

A paravirtualização tem muitas vantagens de desempenho significativas e suas eficiências oferecem melhor escalonamento. Como resultado, ele é usado em várias áreas da tecnologia, como:

  • Particionando ambientes de desenvolvimento de sistemas de teste
  • A recuperação de desastres
  • Migrando dados de um sistema para outro
  • Gerenciamento de capacidade

A tecnologia de paravirtualização foi introduzida pela IBM e desenvolvida como um projeto de software de código aberto.