Definição – O que significa Halt And Catch Fire (HCF)?
Halt and Catch Fire (HCF) é um tipo de instrução em linguagem de máquina que faria com que o computador interrompesse as operações. Começou como uma instrução puramente teórica, mas algumas empresas usaram instruções HCF reais para diagnosticar computadores ou simular certos eventos em um sistema de computador. A definição comum de Halt and Catch Fire é que a instrução faria com que o computador travasse e o usuário precisaria reiniciá-lo para poder usá-lo efetivamente.
Definirtec explica Halt And Catch Fire (HCF)
As instruções Halt e Catch Fire podem ser implementadas de muitas maneiras diferentes. Um tipo comum de instrução HCF transformaria o barramento de endereços em um leitor – em outras palavras, o programa começaria a fazer um loop lendo grandes quantidades de dados consecutivamente. Este é um tipo de método HCF documentado na criação de uma instrução HCF para um microprocessador Motorola 6800 na década de 1970. Os especialistas apontaram que esse tipo de leitura sequencial produz indicadores e relata conteúdo que os programadores e outros podem examinar para avaliar o desempenho geral da CPU.
Halt and Catch Fire também está relacionado a outros tipos de situações que podem travar computadores, como o bug do Pentium FOOF, que trava o computador referenciando um endereço de memória inexistente.
De certa forma, Halt and Catch Fire é essencialmente uma frase de efeito. Envolve uma concepção mítica ou metafórica comum em torno dos computadores – a saber, que sobrecarregar um sistema de computador faria com que ele superaquecesse e literalmente queimasse ou explodisse em chamas. Especialmente com a tecnologia moderna, isso é totalmente figurativo – em vez de queimar, o sistema simplesmente desligaria.