Definição – O que significa Stop Online Piracy Act (SOPA)?
O Stop Online Piracy Act (SOPA), ou HR3261, é um projeto de lei que estava no caminho certo para uma votação final no Comitê Judiciário da Câmara em 24 de janeiro de 2012. Na sexta-feira, 20 de janeiro de 2012, o polêmico projeto de lei SOPA foi cancelado pelo representante Lamar Smith (R-Tex.).
Voltado para a prevenção de roubo de propriedade dos EUA ao promover a criatividade e a inovação, o SOPA foi apresentado ao Senado e à Câmara dos Representantes dos EUA em outubro de 2011. O SOPA expandiu o PROTECT IP Act de 2011 (PIPA), um projeto de lei semelhante ao Senado, dando aos detentores de direitos autorais e aos EUA aplicação da lei o direito de lutar contra a violação – ou supostamente violada – de propriedade intelectual (IP) e produtos falsificados.
A SOPA também é conhecida como Lei de Execução e Proteção dos Direitos Americanos Contra Sites com Intenção de Roubo e Exploração (E-PARASITE Act).
Definirtec explica Stop Online Piracy Act (SOPA)
A violação de direitos autorais é galopante na Web, e o SOPA foi introduzido para dar aos detentores de direitos autorais mais poder de proteção sobre seu trabalho. No entanto, os críticos argumentaram que o SOPA e o PIPA sufocariam a liberdade de expressão online e colocariam pressão indevida sobre os sites para policiar seu conteúdo – especialmente as mídias sociais e outros sites de compartilhamento.
Os apoiadores da SOPA incluíam muitas empresas da indústria de entretenimento, TV a cabo e via satélite, etc. Os oponentes incluíam muitas das principais propriedades da Web, provedores de serviços de Internet (ISP) e a maioria na indústria de desenvolvimento da Web.