Definição – o que significa Android Gingerbread?
Android Gingerbread é o codinome dado à versão 2.3 da plataforma Android. Algumas das melhorias nesta versão incluem uma interface de usuário refinada, entrada de texto mais rápida, suporte para comunicação de campo próximo (NFC) e melhorias de sistema para desenvolvimento de jogos.
Definirtec explica o Android Gingerbread
O Android Gingerbread SDK (kit de desenvolvimento de software) foi lançado em 6 de dezembro de 2010. Como todas as versões da plataforma Android, a versão 2.3 recebeu uma sobremesa para seu codinome.
No Android Gingerbread, os usuários interagem com uma interface de usuário mais refinada em comparação com as versões anteriores. A interface do usuário é mais intuitiva, responde mais rápido e apresenta uma aparência mais organizada. Entrada de texto mais rápida, seleção de palavras com um toque e ações de copiar / colar, tempo de uso mais longo e gerenciamento de aplicativo bem pensado são alguns dos novos recursos.
Além disso, os usuários podem fazer chamadas pela Internet para contatos que possuam Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP). Se o próprio telefone tiver recursos de NFC, o usuário pode passar as etiquetas NFC em determinados produtos e materiais publicitários para visualizar informações adicionais no dispositivo.
Muitas melhorias nesta versão foram projetadas para beneficiar os desenvolvedores de jogos. O Android Gingerbread apresenta um coletor de lixo simultâneo que reduz o tempo de pausa do aplicativo. O mecanismo de distribuição de eventos mais rápido permite uma resposta mais rápida a eventos de toque e teclado, que normalmente são necessários em jogos. Seu driver de vídeo atualizado também exibe melhor desempenho gráfico 3D.
Os desenvolvedores que usam código nativo em seus programas poderão tirar proveito dos eventos de entrada e sensor. A plataforma também fornece APIs adicionais para comunicação com diferentes sensores, como giroscópios, vetor de rotação, aceleração linear, gravidade e barômetros.
O Android Gingerbread também vem com uma API para criar efeitos de áudio. Usando esta API, os desenvolvedores podem adicionar equalização, impulsos de base, virtualização de fones de ouvido e até mesmo reverberação para trilhas de áudio e sons.
Ao usar a API Android Gingerbread para a tecnologia NFC, os desenvolvedores podem criar aplicativos direcionados ao uso comercial. Um dispositivo habilitado para NFC é normalmente usado para digitalizar tags NFC embutidas em adesivos, pôsteres inteligentes e outros materiais para exibir informações adicionais.