Definição – o que significa o PalmPilot?
O PalmPilot foi a primeira geração da linha de produtos PDA (personal digital assistant) que a Palm, Inc. lançou em 1996. Havia dois modelos: o Pilot 1000 e o Pilot 5000, que tinham 128 kB e 512 kB de memória, respectivamente. Foram eles que lançaram a marca Palm e a tecnologia de PDA no mercado de massa, fazendo o que gerações anteriores de PDAs, como o Apple Newton, haviam tentado fazer nos anos anteriores.
Embora o termo PalmPilot se refira apenas a modelos específicos de PDAs da Palm, muitas pessoas usam o termo de forma mais genérica, referindo-se a qualquer PDA fabricado pela Palm, Inc.
Definirtec explica PalmPilot
Os PalmPilots são, para os padrões atuais, dispositivos ridiculamente lentos com seus processadores de núcleo único Motorola com clock de apenas 16 MHz, até 512 kB de memória e um LCD monocromático sem luz de fundo com apenas 160 × 160 pixels de resolução. No entanto, na época, os PalmPilots eram considerados muito avançados.
A Palm foi fundada em 1992 como Palm Computing, com o objetivo original de criar software de reconhecimento de escrita (PalmPrint) e software de gerenciamento de informações pessoais (PalmOrganizer) para dispositivos que executam o sistema operacional PEN / GEOS chamados dispositivos Zoomer. Mais tarde, porém, eles perceberam que também poderiam criar um hardware melhor. Aprendendo com os erros e sucessos de PDAs anteriores, como o Apple Newton, que era bastante volumoso e pesado, cheio de recursos, mas mal executado, o design resultante do PalmPilot era um dispositivo pequeno, leve, tinha recursos mínimos, mas enfatizava o experiência do usuário e como isso pode permitir que o usuário execute as tarefas de forma rápida e fácil.
O PalmPilot se tornou muito popular quando foi lançado e lançado sozinho Palm como um nome familiar, juntamente com a popularidade do PDA como um dispositivo móvel.