Definição – o que significa Paleta segura para navegador?
A paleta segura para navegador é (era) uma série de cores usadas no desenvolvimento da web. A paleta tinha as 216 cores padrão originais exibidas uniformemente no Internet Explorer, Netscape e Mosaic. As cores não são baseadas na estética ou na beleza, mas sim na matemática.
A paleta tem 216 cores das 256 possíveis, porque essas eram as cores comuns usadas no Mac e PC. As outras 40 cores foram reservadas para uso do sistema operacional e variam em aparência. O objetivo era permitir que os usuários de ambas as plataformas observassem a mesma coloração em qualquer site. Embora a paleta segura para navegadores tenha sido importante em algum momento, não é relevante para o design da web moderno.
Esse termo também é conhecido como paleta 216, paleta da Web ou paleta do Netscape.
Definirtec explica a paleta de segurança do navegador
A paleta foi originalmente adaptada pelos desenvolvedores porque os monitores e adaptadores de vídeo na década de 1990 costumavam usar apenas cores de 8 bits. O objetivo era garantir que as páginas da Web tivessem a mesma aparência quando exibidas em qualquer monitor colorido com profundidade de cor de 8 bits ou superior. Hoje em dia, a maioria dos monitores tem uma renderização de cores quase perfeita e quase todas as cores podem ser renderizadas de maneira semelhante na maioria das plataformas.
A paleta segura para navegador foi publicada originalmente por Lynda Weinman. Embora ela não tenha criado a paleta, ela é amplamente conhecida por escrever sobre ela.