Definição – o que significa paleta de cores?
Uma paleta de cores, no mundo digital, refere-se à gama completa de cores que podem ser exibidas na tela de um dispositivo ou outra interface ou, em alguns casos, uma coleção de cores e ferramentas para uso em programas de pintura e ilustração. A paleta de cores revela muito sobre o design eletrônico do dispositivo ou tecnologia e suas capacidades visuais para usuários humanos.
Uma paleta de cores também é conhecida simplesmente como paleta.
Definirtec explica a paleta de cores
A paleta de cores digital surgiu dos primeiros computadores, que só tinham telas monocromáticas. Os primeiros exemplos incluem o formato de teletexto com uma paleta de oito cores RGB de três bits e o computador pessoal Apple II com uma paleta de 16 cores. Dispositivos como os primeiros computadores e consoles Atari, Commodore e Apple usavam suas próprias paletas de cores em evolução, baseadas na nova tecnologia de cores.
Eventualmente, os avanços na tecnologia de exibição introduziram uma tela VGA de 256 cores que permaneceu um padrão até a criação de modernos monitores de tela plana de plasma.
As primeiras paletas de cores usavam valores hexadecimais para representar e selecionar a gama de cores possíveis nos sistemas de exibição. As paletas de cores modernas têm mais probabilidade de mostrar aos usuários uma roda de cores ou uma ferramenta sofisticada de seleção de cores para escolher entre uma ampla variedade de matizes e tonalidades de cor. É importante notar que o avanço nas paletas de cores digitais e opções de cores de exibição de vídeo coincidiu e permitiu a rápida evolução da câmera digital moderna, que agora foi incorporada em smartphones e dispositivos móveis.