Definição – o que significa JavaServer Pages (JSP)?
JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia usada para desenvolver páginas da Web interativas. JSP foi desenvolvido pela Sun Microsystems e é uma versão aprimorada dos servlets Java.
O JSP pode ser desenvolvido de maneira simplificada e possui uma ampla gama de aplicações. Como acontece com a maioria das tecnologias baseadas em servidor, o JSP separa a lógica de negócios da camada de apresentação.
Definirtec explica JavaServer Pages (JSP)
JSPs são páginas HTML normais com código Java integrado. Para processar um arquivo JSP, os desenvolvedores precisam de um mecanismo JSP, que está conectado a um servidor web. A página JSP é então compilada em um servlet, que é manipulado pelo mecanismo de servlet. Esta fase é conhecida como tradução. O mecanismo de servlet carrega a classe de servlet e a executa para criar HTML dinâmico, que é enviado ao navegador.
Quando a próxima página é solicitada, a página JSP é pré-compilada no servlet e executada, a menos que a página JSP seja alterada.
Quando usado com o Java DataBase Connectivity (JDBC), o JSP fornece uma maneira dinâmica de criar sites baseados em banco de dados.
As vantagens do JSP são:
- Portabilidade: JSP pode ser implementado em muitas plataformas. Todos esses componentes podem ser executados em servidores web.
- Configurado para reutilização: os componentes JSP podem ser reutilizados em servlets, JavaBeans e Enterprise JavaBeans (EJB).
- Simplificação: JSP é simples nos processos de desenvolvimento e manutenção.