Definição – O que significa o Data Encryption Standard (DES)?
O padrão de criptografia de dados (DES) é um padrão comum para criptografia de dados e uma forma de criptografia de chave secreta (SKC), que usa apenas uma chave para criptografar e descriptografar. A criptografia de chave pública (PKC) usa duas chaves, ou seja, uma para criptografar e outra para descriptografar.
Definirtec explica o Data Encryption Standard (DES)
Em 1972, o National Bureau of Standards (NBS) abordou o Instituto de Ciências e Tecnologia da Computação (ICST) para desenvolver um algoritmo de criptografia para proteger os dados armazenados e transmitidos. O algoritmo estaria disponível publicamente, mas sua chave seria ultrassecreta.
A National Security Agency (NSA) auxiliou nos processos de avaliação do algoritmo criptográfico e, em 1973, os convites para apresentação foram publicados no Federal Register. No entanto, as submissões foram inaceitáveis. Em 1974, um segundo convite foi postado, o que resultou em um envio da IBM. Em 1975, as especificações técnicas foram publicadas para comentários no Federal Register, e a análise e revisão começaram. Em 1977, o NBS publicou o algoritmo, ou seja, DES, como Federal Information Processing Standards (FIPS) 46.
Pouco depois, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) implementou o DES. As especificações são descritas na publicação 46-3 do FIPS, FIPS 81, ANSI X3.92 e ANSI X3.106. Por motivos de segurança, o governo dos EUA nunca autorizou as exportações deste software de criptografia.
Existem pelo menos 72 quatrilhões de possibilidades de chave DES. Em 1993, o NIST recertificou o DES e o Advanced Encryption Standard (AES) tornou-se seu substituto não oficial.