Definição – O que significa Advanced Encryption Standard (AES)?
O Advanced Encryption Standard (AES) é um algoritmo de criptografia de bloco de chave simétrica e padrão do governo dos EUA para criptografia e descriptografia de dados seguros e classificados.
Em dezembro de 2001, o Instituto Nacional de Padrões (NIST) aprovou o AES como Publicação de Padrões de Processamento de Informações Federais (FIPS PUB) 197, que especifica a aplicação do algoritmo Rijndael a todos os dados confidenciais classificados.
O Advanced Encryption Standard era originalmente conhecido como Rijndael.
Definirtec explica o Advanced Encryption Standard (AES)
O AES tem três cifras de bloco fixas de 128 bits com tamanhos de chave criptográfica de 128, 192 e 256 bits. O tamanho da chave é ilimitado, enquanto o tamanho máximo do bloco é de 256 bits. O design do AES é baseado em uma rede de substituição-permutação (SPN) e não usa a rede Feistel do Data Encryption Standard (DES).
Em 1997, o NIST iniciou um processo de desenvolvimento de algoritmo de cinco anos para substituir o DES e o DES Triplo. O processo de seleção do algoritmo NIST facilitou a colaboração e a comunicação abertas e incluiu uma análise detalhada de 15 candidatos. Após uma avaliação intensa, o design Rijndael, criado por dois criptógrafos belgas, foi a escolha final.
O AES substituiu o DES por recursos novos e atualizados:
- Implementação de criptografia de bloco
- Criptografia de grupo de 128 bits com comprimentos de chave de 128, 192 e 256 bits
- Algoritmo simétrico que requer apenas uma chave de criptografia e descriptografia
- Segurança de dados por 20-30 anos
- Acesso mundial
- Sem royalties
- Implementação geral fácil