Overclocking é o processo de configurar uma peça de hardware para rodar a uma velocidade maior do que a sua configuração padrão. Isto é normalmente feito através da manipulação da velocidade do relógio, que é a velocidade a que o hardware corre. O overclocking pode ser usado para melhorar o desempenho de um pedaço de hardware, ou para permitir que ele rode a uma velocidade maior do que a sua velocidade nominal.
O overclocking é frequentemente utilizado por jogadores e outros utilizadores com preocupações de desempenho para tirar o máximo partido do seu hardware. Ele também pode ser usado para economizar dinheiro em custos de energia, pois uma velocidade de relógio mais alta muitas vezes significa um maior consumo de energia. O overclocking também pode ser usado para prolongar a vida útil de uma peça de hardware, pois pode ajudar a evitar que o hardware fique sobrecarregado e falhe.
O overclocking não está isento de riscos, no entanto, pois pode levar à instabilidade do hardware e até mesmo a danos. É importante saber como fazer overclock com segurança e ter uma boa compreensão dos riscos envolvidos antes de tentar fazer isso. O overclocking pode danificar a RAM? Overclocking geralmente refere-se ao funcionamento de um componente a uma velocidade superior à de fábrica. Em relação à RAM, isto significa correr os chips de memória no seu módulo RAM a uma velocidade mais alta do que aquela para a qual eles foram projetados.
O overclocking de RAM pode danificar os chips de RAM, fazendo com que eles se tornem instáveis e produzam erros. Além disso, o overclocking de RAM aumentará o consumo de energia e a produção de calor, o que pode levar à falha prematura de componentes. Quantos anos dura uma CPU? A vida útil de uma CPU depende de uma série de fatores, incluindo a qualidade do chip, o tipo de chip, como ele é bem cuidado e com que freqüência ele é usado. Geralmente falando, uma CPU pode durar de dois a cinco anos.
Porque é que as pessoas fazem overclock?
Overclocking é a prática de acelerar um computador ou componente ao executá-lo a uma velocidade superior à sua velocidade nominal. As pessoas fazem overclock por uma variedade de razões, incluindo obter mais desempenho do seu hardware, conseguir um tempo de resposta mais rápido em jogos ou outras aplicações, ou simplesmente empurrar o seu hardware para os seus limites.
Existem alguns riscos associados ao overclocking, incluindo danos potenciais ao hardware, problemas de estabilidade e uma vida útil mais curta. No entanto, se feito corretamente, o overclocking pode ser uma experiência segura e gratificante.
O overclocking é permanente?
Overclocking é o processo de rodar um componente a uma velocidade maior do que a sua taxa máxima de fábrica. O overclocking é normalmente feito aumentando a velocidade do relógio do componente, o que aumenta o número de ciclos que o componente completa por segundo e, portanto, a velocidade em que ele opera.
O overclocking é normalmente permanente. Uma vez que você tenha aumentado a freqüência do relógio, ele permanecerá aumentado até que você o mude de volta. No entanto, há sempre o risco de danificar o componente ao fazer overclocking, por isso é importante saber o que se está a fazer e proceder com cautela.
Como faço overclock aos meus gráficos?
Há algumas coisas que você vai precisar para fazer overclock nos seus gráficos. Mais importante, você vai precisar de uma placa gráfica que seja capaz de ser overclockada. Muitas placas gráficas vêm com um overclock de fábrica, mas se a tua não vier, vais precisar de verificar se é possível fazer overclock. Normalmente você pode encontrar esta informação no site do fabricante.
Depois de teres confirmado que a tua placa gráfica pode estar overclock, terás de descarregar algum software que te permita fazer isso. Existem alguns programas diferentes que podem ser usados para isso, mas recomendamos o uso do MSI Afterburner. É gratuito, e é muito fácil de usar.
Depois de ter instalado o MSI Afterburner, abra-o e você deve ver uma tela que se parece com esta:
A primeira coisa que você vai querer fazer é aumentar o botão deslizante “Core Clock” em uma pequena quantidade. Nós recomendamos começar com um aumento de 10%. Depois de aumentar o relógio do núcleo, clique no botão “Aplicar”.
A seguir, você vai querer abrir o seu jogo favorito e ver como ele funciona. Se tudo parecer bem, você pode tentar aumentar o relógio do núcleo um pouco mais. Se você começar a ver falhas gráficas ou artefatos, isso significa que você fez overclock na sua placa de vídeo em excesso. Nesse caso, você precisará diminuir o relógio do núcleo até que os problemas desapareçam.
Também é uma boa ideia para