Definição – O que significa Otimização da Cadeia de Suprimentos?
A otimização da cadeia de suprimentos é o estudo de como otimizar uma cadeia de suprimentos de manufatura ou industrial usando estratégias e recursos. Existem vários tipos de otimização da cadeia de suprimentos que funcionam de maneiras diferentes para aprimorar o que as empresas fazem para mover itens pela cadeia de suprimentos.
Definirtec explica a otimização da cadeia de suprimentos
Alguns tipos de ferramentas de otimização da cadeia de suprimentos são amplamente preditivos, enquanto outros podem contemplar cenários hipotéticos. Em geral, a otimização da rede da cadeia de suprimentos é frequentemente descrita como um tipo de otimização baseada na análise de cenários hipotéticos ou “e se”.
A otimização da cadeia de suprimentos pode ser aplicada a todo o ciclo de vida, desde a entrada de matérias-primas até o processo de fabricação discreto, como no “gerenciamento de ponta a ponta da cadeia de suprimentos”, que segue até a etapa final de entrega dos produtos finais aos clientes.
Uma maneira de pensar sobre a otimização da cadeia de suprimentos é considerar como a inteligência artificial ou ferramentas de inteligência de negócios podem revelar como as matérias-primas são usadas e como as cadeias de suprimentos funcionam. Isso pode envolver a marcação automática de fornecedores e produtos de matéria-prima, rastreamento de construções de manufatura e muito mais.