Definição – O que significa Origami Computacional?
Origami computacional é o conjunto de ferramentas e técnicas usadas para modelar diferentes materiais e designs de dobra de papel em um computador. Origami computacional explica como uma estrutura de origami tridimensional pode ser criada a partir de papel bidimensional com a ajuda de vários algoritmos.
O algoritmo usado em ferramentas de design auxiliado por computador para origami é muito sofisticado e encontra sua aplicação em engenharia e outras aplicações visuais. Projeto de airbag, dobragem de máquina e dobragem de proteína são algumas das aplicações do origami computacional.
Definirtec explica Origami Computacional
Um matemático chamado Humaki Huzita desenvolveu uma sequência de seis propriedades complexas de origami em ordem de complexidade crescente. Elas explicam a relação entre dois pontos conectados em uma única linha dobra e como quatro pontos podem ser conectados em uma superfície plana.
A aplicação mais importante do origami computacional é influenciada pelo dobramento de processadores, que é usado para aumentar a capacidade de dados do processador e reduzir o espaço para que mais processadores cabem no mesmo espaço.
No entanto, o origami computacional apresenta algumas desvantagens e limitações. Quando processadores simples e de baixa granularidade são usados, muito hardware é necessário para implementar o design desses processadores. Além disso, longas filas são formadas quando programas complexos são executados. Finalmente, as técnicas de origami não são aplicáveis a uma matriz de processadores baseada em silício, uma vez que as longas linhas de atraso formadas não serão eficientes em área quando ocorrer um processamento complexo.