Definição – O que significa Organização de Dados?
Organização de dados, em termos gerais, refere-se ao método de classificação e organização de conjuntos de dados para torná-los mais úteis. Alguns especialistas em TI aplicam isso principalmente a registros físicos, embora alguns tipos de organização de dados também possam ser aplicados a registros digitais.
Definirtec explica a organização de dados
Há muitas maneiras de os profissionais de TI trabalharem com base no princípio da organização de dados. Muitos deles são classificados sob o título mais geral de “gerenciamento de dados”. Por exemplo, reordenar ou analisar a organização dos itens de dados em um registro físico faz parte da organização dos dados.
Um outro componente principal da organização de dados corporativos é a análise de dados relativamente estruturados e não estruturados. Os dados estruturados são compostos de dados em tabelas que podem ser facilmente integrados em um banco de dados e, a partir daí, alimentados em software analítico ou outros aplicativos específicos. Dados não estruturados são dados brutos e não formatados, o tipo de dados que você encontra em um documento de texto simples, onde nomes, datas e outras informações estão espalhadas por parágrafos aleatórios. Os especialistas desenvolveram ferramentas e recursos tecnológicos para lidar com dados relativamente não estruturados e integrá-los em um ambiente de dados holístico.
As empresas adotam estratégias de organização de dados para fazer melhor uso dos ativos de dados que possuem em um mundo onde os conjuntos de dados representam alguns dos ativos mais valiosos mantidos por empresas em muitos setores diferentes. Executivos e outros profissionais podem se concentrar na organização de dados como um componente de uma estratégia abrangente para agilizar os processos de negócios, obter melhor inteligência de negócios e, em geral, melhorar um modelo de negócios.