Optoeletrônica

Definição – o que significa optoeletrônica?

Optoeletrônica é o campo da tecnologia relacionado com a aplicação de dispositivos eletrônicos para a obtenção, detecção e controle de luz. Abrange o projeto, fabricação e estudo de dispositivos de hardware eletrônicos que, como resultado, convertem eletricidade em sinais de fótons para diversos fins, como equipamentos médicos, telecomunicações e ciências em geral. Bons exemplos são as máquinas de raio-X usadas em hospitais e a tecnologia de fibra óptica para telecomunicações.

Definirtec explica optoeletrônica

A optoeletrônica, no contexto da ciência, trata da luz, sua detecção, criação e manipulação para diversos fins. Isso inclui raios X, raios gama, infravermelho, ultravioleta e, claro, luz visível. Esses dispositivos são basicamente transdutores, dispositivos que convertem uma forma de energia em outra forma de energia, e podem ser elétricos para ópticos, o que geralmente significa que a máquina produz luz ao gastar ou usar energia elétrica, ou podem ser ópticos. para eletrônico, o que significa que o dispositivo é um detector de luz e transforma os sinais de luz detectados em sinais elétricos equivalentes para processamento de computador.

A optoeletrônica usa o efeito da mecânica quântica da luz em materiais usados ​​em dispositivos eletrônicos, como semicondutores. Esses efeitos são:

  • Fotovoltaica ou fotoelétrica – É a conversão direta da luz em eletricidade, efeito aproveitado pelas células solares.
  • Fotocondutividade – É um fenômeno elétrico em que um material se torna mais condutor de eletricidade por meio da absorção de radiação eletromagnética, como infravermelho, ultravioleta e luz visível. É usado em sensores de imagem de dispositivo acoplado de carga (CCD).
  • Emissão estimulada – É um processo onde um fóton de luz interage com uma molécula excitada que faz com que ele caia para um nível de energia inferior, resultando na emissão ou “liberação” de um fóton idêntico que é transferido para o campo eletromagnético. Este processo é usado em diodos laser e lasers em cascata quântica.
  • Recombinação radiativa – os elétrons são transferidos da banda de valência para a banda condutora em semicondutores, resultando em uma geração de portadores e efeito de recombinação que produz luz. Este processo é como os LEDs produzem luz.

A optoeletrônica não deve ser confundida com a eletro-óptica, pois esse campo é um ramo mais amplo da física que trata da interação dos campos elétricos e da luz, sem se preocupar se um dispositivo eletrônico está envolvido ou não.