Definição – O que significa Competitive Local Exchange Carrier (CLEC)?
Uma operadora de troca local competitiva (CLEC) é uma companhia telefônica que compete com empresas de telefonia local estabelecidas, fornecendo sua própria rede e comutação. Os CLECs surgiram como resultado da Lei de Telecomunicações de 1996, que tinha como objetivo promover a competição entre as operadoras de telefonia de longa distância e locais. O termo é usado para diferenciar entre concorrentes novos ou potenciais e operadoras de intercâmbio locais estabelecidas.
A Definirtec explica o Competitive Local Exchange Carrier (CLEC)
A Lei de Telecomunicação de 1996 permite que empresas com status CLEC usem a infraestrutura da operadora de câmbio local (ILEC) de duas maneiras: acesso a elementos de rede desagregados e revenda. A disponibilidade de elementos de rede desagregados é um fator importante para as telecomunicações CLEC. Isso inclui o equipamento usado e a função, capacidades e recursos fornecidos pelo equipamento. Os elementos de rede desagregados mais importantes disponíveis para CLEC são os loops locais, que conectam comutadores ILEC aos clientes presentes ILEC.
A estratégia de revenda é outra opção apresentada a um CLEC. A Lei declara que qualquer serviço de telecomunicações que um ILEC oferece no varejo deve ser oferecido a um CLEC com um desconto de atacado. Isso evita que o CLEC invista em comutadores, instalações de transmissão de fibra óptica e arranjos de colocação.
Os CLECs dependem de um preço competitivo e do uso da infraestrutura do ILEC. Isso também torna as cidades de pequeno e médio porte áreas de mercado geograficamente distintas, mesmo que sejam subúrbios de grandes áreas metropolitanas.