Definição – O que significa Operador de Rede Virtual Móvel (MVNO)?
Uma operadora de rede virtual móvel (MVNO) é uma operadora móvel que não possui espectro ou possui sua própria infraestrutura de rede. Um MVNO tem acordos comerciais com operadoras móveis tradicionais para comprar tempo de rede, que então vende para seus próprios clientes.
MVNOs trabalham independentemente das operadoras de rede móvel (MNOs) e podem definir sua própria estrutura de preços, sujeito às taxas que concordaram em pagar MNOs. MVNOs não possuem nenhuma infraestrutura relacionada à rede móvel central, como redes de acesso de rádio ou centros de comutação móvel. MVNOs aparecem como parceiros de roaming de redes estrangeiras se possuírem seu próprio registro de localização residencial. Certos MVNOs também executam suas próprias soluções de faturamento e atendimento ao cliente, chamadas de sistemas de suporte de negócios.
Definirtec explica o operador de rede virtual móvel (MVNO)
MVNOs podem ser classificados nas seguintes categorias:
- MVNO comercial: fornece serviços personalizados para empresas
- Desconto de MVNOs: oferece baixas taxas de chamadas para determinados segmentos de mercado
- MVNOs de estilo de vida: enfoca a demografia de um nicho de mercado
- MVNOs financiados por publicidade: constrói receitas por meio de publicidade para fornecer voz, texto e conteúdo gratuitos para vários assinantes
- MVNOs étnicos: fornece serviço de chamadas de longa distância
Existem várias razões pelas quais as operadoras móveis permitem MVNOs nas redes. Por exemplo, as operadoras de telefonia móvel geralmente acham difícil atender a todos os segmentos de clientes; MVNOs podem implementar marketing específico para lidar com grupos de consumidores-alvo. A maioria das operadoras móveis tem capacidade, necessidades de segmento e produtos em novas áreas, como 3G. MVNOs ajudam a garantir uma melhor utilização da rede. Os MVNOs também ajudam as operadoras de telefonia móvel a atingir clientes com requisitos especiais de serviço. Eles fornecem baixos custos operacionais para as operadoras móveis, aumentam a receita média por usuário e resolvem questões difíceis sobre como lidar com a convergência fixo-móvel. MVNOs também são mais capazes de experimentar aplicações e projetos experimentais.