Operador de atribuição

Definição – o que significa operador de atribuição?

Um operador de atribuição, no contexto da linguagem de programação C, é um componente básico denotado como “=”. Este operador atribui os valores do lado direito do operando ao lado esquerdo.

Um operador de atribuição exige que o valor das expressões seja bem definido e garante que as variáveis ​​representem uma entidade que pode ser modificada. Os operadores de atribuição também permitem que a mesma variável mantenha diferentes valores em diferentes estágios de execução do programa. Isso torna os operadores de atribuição desprovidos de transparência referencial, onde os procedimentos devem retornar os mesmos resultados para um determinado conjunto de entradas em um determinado momento.

Definirtec explica o operador de atribuição

Operadores de atribuição são componentes básicos da programação imperativa, como C, onde vários valores são associados a nomes de variáveis ​​em diferentes estágios da execução de um programa. Por exemplo, considere o conjunto de códigos:

int x = 25;
double y;
x = 50;

Nesse conjunto de instruções, a variável “x” recebe inicialmente o valor 25. Internamente, um local da memória é reservado para x, contendo o valor 25. Na terceira instrução, entretanto, a mesma variável x recebe outro valor. Portanto, uma saída de valor x após a execução de todas as três instruções representa 50. No nível da máquina, a atribuição é executada usando operações como MOVE e STORE.

Os operadores de atribuição também permitem a atribuição de valores em cadeia. Por exemplo, a expressão a = b = c = 50, atribui o valor 50 a a, be c. Isso é conhecido como atribuição em cadeia.

Os operadores de atribuição usados ​​junto com os operadores binários são chamados de operadores de atribuição compostos. Eles executam uma operação de operador binário em ambos os operandos e armazenam a saída da operação no operando esquerdo.

Esta definição foi escrita no contexto da linguagem de programação C