Definição – o que significa operação atômica?
As operações atômicas na programação simultânea são operações de programa executadas de forma completamente independente de quaisquer outros processos.
As operações atômicas são usadas em muitos sistemas operacionais modernos e sistemas de processamento paralelo.
Definirtec explica a operação atômica
As operações atômicas geralmente são usadas no kernel, o componente principal da maioria dos sistemas operacionais. No entanto, a maioria dos hardwares de computador, compiladores e bibliotecas também fornecem vários níveis de operações atômicas.
No carregamento e armazenamento, o hardware do computador executa a escrita e a leitura em uma memória do tamanho de uma palavra. Para buscar, adicionar ou subtrair, o aumento do valor ocorre por meio de operações atômicas. Durante uma operação atômica, um processador pode ler e gravar um local durante a mesma transmissão de dados. Desta forma, outro mecanismo de entrada / saída ou processador não pode executar tarefas de leitura ou gravação de memória até que a operação atômica seja concluída.
Quando os dados estão sendo usados por uma operação atômica que também está em uso por outras operações atômicas ou não atômicas, eles só podem existir em ambientes de processamento sequencial ou devem ser usados mecanismos de bloqueio para evitar erros de dados. Comparar e trocar é outro método, mas não garante a integridade dos dados para resultados de operação atômica.
O problema surge quando duas operações em execução em paralelo (operações simultâneas) utilizam os mesmos dados e ocorre uma disparidade entre os resultados das operações. O bloqueio bloqueia dados variáveis e força a operação sequencial de processos atômicos que utilizam os mesmos dados ou os afetam de alguma forma.