OpenPGP é um padrão para criptografia de e-mail que utiliza criptografia de chave pública. Ele foi desenvolvido nos anos 90 como uma alternativa aberta ao software proprietário PGP (Pretty Good Privacy).
O OpenPGP pode ser usado para criptografar mensagens de e-mail, para criar assinaturas digitais ou para gerar backups criptografados. Também pode ser usado para encriptar e desencriptar ficheiros no seu computador.
Para usar o OpenPGP, você precisa instalar um programa que suporte o padrão OpenPGP. Há muitos programas gratuitos e de código aberto disponíveis, como o GnuPG, Enigmail, e GPG4win. Como eu abro um arquivo OpenPGP? Existem algumas maneiras diferentes de abrir um arquivo OpenPGP, mas a mais comum é usar um programa como GPGTools (para Mac) ou GnuPG (para Windows).
Uma vez que você tenha um desses programas instalado, você deve ser capaz de clicar com o botão direito no arquivo OpenPGP e selecionar “Open With” > “GPGTools” (ou “GnuPG”).
Se o arquivo estiver criptografado, você será solicitado a digitar a senha. Assim que a senha for inserida, o arquivo deverá abrir no programa.
O PGP ainda é seguro?
Sim, o PGP ainda é seguro. A partir de maio de 2020, não houve ataques bem sucedidos ao PGP que permitissem a um atacante ler mensagens criptografadas ou forjar assinaturas digitais.
O PGP é usado há mais de 20 anos e é um dos métodos de encriptação mais utilizados. Embora nenhum sistema seja perfeito, o PGP ainda é considerado um método muito forte e seguro de encriptação.
O que é a encriptação OpenPGP?
O OpenPGP é um padrão para criptografia de chave pública, também conhecido como Pretty Good Privacy (PGP). Ele foi originalmente desenvolvido por Phil Zimmermann em 1991.
O OpenPGP usa uma combinação de criptografia de chave simétrica para velocidade e criptografia de chave pública para facilitar a troca de chaves. Uma mensagem é criptografada com uma chave simétrica, que pode ser descriptografada com a mesma chave. Uma chave pública, por outro lado, pode ser usada para encriptar uma mensagem, mas só pode ser desencriptada com uma chave privada correspondente.
As mensagens OpenPGP podem ser assinadas assim como encriptadas. Uma assinatura serve para verificar a autenticidade da mensagem e pode ser gerada com uma chave privada. Uma mensagem que tenha sido assinada e encriptada pode ser verificada e desencriptada com as chaves públicas e privadas correspondentes.
O OpenPGP é frequentemente utilizado para criptografia de e-mail e pode ser integrado com muitos clientes de e-mail. Também pode ser usado para encriptar e desencriptar ficheiros.
Como faço para ler uma mensagem PGP?
Para ler uma mensagem PGP, você precisará ter um programa compatível com PGP instalado no seu computador. O software PGP permite-lhe encriptar e desencriptar mensagens usando os pares de chaves públicas e privadas.
Depois de ter um programa PGP instalado, você precisará gerar um par de chaves públicas e privadas. Isto pode ser feito através da execução do comando “gen-key” no software PGP.
Depois de ter gerado o seu par de chaves, terá de exportar a sua chave pública e importá-la para o programa de software PGP da pessoa a quem está a enviar a mensagem.
Para ler uma mensagem PGP, você precisará decodificá-la usando a sua chave privada. O OpenPGP é igual ao PGP? O OpenPGP é um padrão para comunicação criptografada, enquanto o PGP é um programa específico que implementa o padrão OpenPGP. Embora os dois termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles não são a mesma coisa.