Definição – O que significa OpenGL para sistemas incorporados (OpenGL ES)?
OpenGL para sistemas incorporados (OpenGL ES), um subconjunto da interface de programação de aplicativos gráficos 3D OpenGL (API), é uma API de plataforma cruzada projetada para dispositivos incorporados, como consoles de videogame, telefones celulares e assistentes digitais pessoais (PDA). Esta API leve consome energia mínima e requer espaço mínimo de armazenamento.
Como uma API de baixo nível, o OpenGL ES funciona entre aplicativos de software e mecanismos gráficos de hardware ou software. Por ser livre de royalties, o OpenGL ES oferece uma solução acessível para desenvolvedores de plataformas móveis e embarcadas que buscam criar gráficos e jogos 3D avançados.
Definirtec explica OpenGL para sistemas incorporados (OpenGL ES)
Como uma API de plataforma cruzada, OpenGL ES é independente de fornecedor e suportado por uma variedade de plataformas móveis, incluindo Android, iOS, WebOS, Symbian ^ 3 e BlackBerry OS. Os dispositivos que suportam OpenGL ES incluem:
- Apple iPhone, iPad e iPod Touch
- Telefones Android 2.2
- Nokia N900 e N8
- BlackBerry Storm 2 e Curve 8530
- Samsung Galaxy S e Wave
O OpenGL ES acomoda dispositivos que variam de telefones celulares de 50 MHz com apenas 1 MB de memória de acesso aleatório (RAM) a PDAs de 400 MHz com 64 MB de RAM.
OpenGL ES é baseado em OpenGL – uma API bem documentada. Assim, os desenvolvedores de aplicativos que desejam trabalhar com OpenGL ES têm acesso a uma variedade de recursos, incluindo livros, códigos de amostra e outras informações relevantes.
Unidades de processamento central (CPU) mais rápidas, RAM maior, telas de toque com resolução mais alta e aceleradores gráficos 3D estão criando um espaço de dispositivo móvel mais ideal para o desenvolvimento de aplicativos gráficos avançados e a API OpenGL ES.
O Khronos Group, um grupo sem fins lucrativos da indústria de tecnologia, fornece supervisão e gerenciamento OpenGL ES.