Definição – o que significa OpenFlow?
OpenFlow é um protocolo de comunicação aberto que atua na Camada 2 do modelo OSI e fornece acesso ao plano de encaminhamento de um roteador ou switch pela rede. O OpenFlow simplesmente permite que o caminho dos pacotes de dados na rede de switches seja determinado pelo software que está sendo executado em pelo menos dois roteadores.
OpenFlow foi projetado para gerenciamento de tráfego de rede entre switches e roteadores de diferentes modelos e de diferentes fornecedores. O OpenFlow separa a programação de switches e roteadores de seu hardware para que nenhuma configuração de hardware precise ser feita e todo o controle possa ser obtido de forma flexível por meio do software. A University of California Berkeley e a Stanford University colaboraram por seis anos antes de o OpenFlow finalmente se tornar público em 2011.
Definirtec explica OpenFlow
Existem três partes principais envolvidas nesta tecnologia:
- Tabelas de fluxo, que são instaladas nas próprias chaves
- Um controlador, que se comunica com os switches por meio do protocolo OpenFlow e define as políticas de fluxo de tráfego. Ele também configura caminhos específicos através da rede ou otimiza para atributos específicos como velocidade, latência reduzida ou número de saltos.
- Protocolo OpenFlow, que permite que o controlador se comunique com segurança com os switches
O OpenFlow foi criado porque os fornecedores vendem switches ou roteadores com programabilidade limitada, levando a dificuldades no gerenciamento e engenharia de tráfego, bem como fluxos de tráfego inconsistentes entre hardware de rede de diferentes fornecedores. O OpenFlow fornece essa consistência retirando o controle do hardware e implementando-o com o software.