Hardware de código aberto (open source hardware) refere-se a hardware de computador cuja informação de design está disponível ao público, permitindo a qualquer pessoa estudar, modificar, distribuir, fazer e vender o hardware com base nesse design. O termo “open source” foi popularizado pela primeira vez pelo movimento do software livre, e desde então tem sido adotado por uma variedade de outros campos, incluindo hardware.
Open hardware é um conjunto de princípios para o design de hardware que enfatiza a transparência, colaboração e acessibilidade. O objetivo do hardware aberto é criar um campo de igualdade para o desenvolvimento de hardware, para que qualquer um possa criar e melhorar os designs sem a necessidade de software ou ferramentas proprietárias caras.
O hardware de código aberto tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, uma vez que o custo das ferramentas de desenvolvimento de hardware tem diminuído e a disponibilidade de ferramentas de colaboração online tem aumentado. Várias empresas, incluindo Arduino e Raspberry Pi, abraçaram os princípios do hardware de código aberto no design e desenvolvimento de seus produtos. Posso vender hardware de código aberto? Sim, você pode vender hardware de código aberto. No entanto, há algumas coisas a ter em mente.
Primeiro, se você está vendendo um produto que usa hardware de código aberto, você deve tornar o código fonte disponível para o comprador. Isto pode ser feito fornecendo um link para o código fonte em seu website, ou incluindo uma cópia do código fonte com o produto.
Segundo, você deve incluir uma cópia da licença com o produto. A licença irá especificar como o comprador pode usar, modificar e distribuir o hardware de código aberto.
Terceiro, você deve certificar-se de que seu produto está de acordo com a especificação de hardware de código aberto. Esta especificação assegura que o hardware é compatível com outros produtos de hardware de código aberto.
Finalmente, você deve considerar oferecer uma garantia ou suporte para o seu produto. Isto irá mostrar que você está por trás do seu produto e está empenhado em fornecer uma experiência de qualidade para o comprador. O Raspberry Pi é hardware de código aberto? Sim, o Raspberry Pi é um hardware de código aberto. Todos os arquivos de design para a placa estão disponíveis no site da Raspberry Pi Foundation, e qualquer pessoa é livre para fabricar e vender placas com base no design. O Google é um código aberto? Não, o Google não é uma empresa de código aberto. Enquanto eles lançam algum software de código aberto, a grande maioria dos seus produtos são proprietários.
O que é Raspberry Pi vs Arduino?
O Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito que pode ser usado para uma variedade de propósitos. Foi criado com a intenção de promover o ensino da informática nas escolas, mas desde então tem sido adotado por hobbistas e fabricantes para uma variedade de projetos. O Raspberry Pi tem um sistema Broadcom BCM2835 num chip (SoC), que inclui um processador ARM1176JZF-S 700 MHz, GPU VideoCore IV, e 512 MB de RAM. Também possui um número de portas de entrada/saída (I/O) que podem ser usadas para conectar periféricos, como um teclado, mouse ou monitor.
O Arduino é uma placa microcontroladora que pode ser usada para controlar uma variedade de dispositivos eletrônicos. Foi criada com a intenção de tornar a electrónica mais acessível a pessoas que não são engenheiros ou cientistas. O Arduino tem um microcontrolador Atmel AVR, que pode ser programado utilizando a IDE Arduino. O Arduino também tem um número de portas de entrada/saída (I/O) que podem ser utilizadas para ligar periféricos, tais como sensores ou motores.