Definição – o que significa código aberto?
Código aberto é uma filosofia que promove o acesso e distribuição gratuitos de um produto final, geralmente software ou programa, embora possa se estender à implementação e ao design de outros objetos. O termo código aberto ganhou força com o crescimento da Internet devido à necessidade de retrabalhar grandes quantidades de código-fonte do programa. Quando o código-fonte é aberto ao público, ele permite a criação de diferentes caminhos de comunicação e comunidades técnicas interativas; também leva a uma gama diversificada de novos modelos.
Definirtec explica Open Source
O código aberto gira em torno do conceito de compartilhamento gratuito de informações tecnológicas para que possam ser aprimoradas por meio de vários insights e pontos de vista. Como a tecnologia é de código aberto, a quantidade de trabalho que precisa ser feita é reduzida porque várias contribuições são adicionadas por muitos indivíduos. Esse conceito existia muito antes da era dos computadores e mesmo antes da era industrial, quando as pessoas compartilhavam e aprimoravam receitas de alimentos e remédios, por exemplo.
Em termos de software de código aberto, o código geralmente pode ser baixado gratuitamente e pode ser alterado, desde que o usuário cumpra o que foi acordado no contrato de licença do software. O software de código-fonte aberto geralmente está sob a Licença Pública Geral (GNU), mas existem outras licenças gratuitas como a Licença Intel Open Source, a Licença FreeBSD e a Licença Pública Mozilla.