Definição – o que significa opção de linha de comando?
As opções de linha de comando são comandos usados para passar parâmetros para um programa. Essas entradas, também chamadas de opções de linha de comando, podem passar dicas para alterar várias configurações ou executar comandos em uma interface.
Definirtec explica a opção de linha de comando
A sintaxe das opções de linha de comando difere de um sistema operacional para outro. No MS-DOS / Windows, por convenção, uma opção de linha de comando é indicada por uma letra prefixada com uma barra.
Como exemplo, o comando XCOPY, que é usado para copiar arquivos e diretórios, pode ser iniciado usando as seguintes opções, entre outras:
- / T – copia apenas a estrutura do diretório
- / C – continua mesmo se ocorrer um erro
- / R – sobrescrever arquivos somente leitura
Assim, o comando “xcopy c: dir1 d: dir2 / R” irá copiar arquivos e subdiretórios do subdiretório “dir1” na unidade “C:” para o subdiretório “dir2” na unidade “D:”, sobrescrevendo somente leitura arquivos já presentes em “d: dir2”.
No Unix, a convenção é usar um hífen em vez de uma barra, seguido por uma letra. Por exemplo, o comando “ls -l” fará uma longa listagem (“-l”) dos arquivos e subdiretórios no diretório atual. A lista incluirá outras informações, como tamanhos de arquivo, atributos, datas de modificação, etc. Sem a opção “-l”, apenas os nomes dos arquivos e subdiretórios serão listados.
A escolha de usar uma barra ou um hífen depende do programador. Por exemplo, a maioria dos programas Linux que foram portados para o Windows ainda usam a convenção Unix ao indicar opções de linha de comando. O código-fonte deve ser modificado para usar a convenção do Windows.