Definição – O que significa Ontologia de Computador?
Ontologia de computador se refere à interpretação de um grupo de idéias dentro de um domínio específico que define a inter-relação entre essas idéias. A ontologia pode ser usada para estudar a existência de entidades dentro de um domínio específico e, às vezes, pode ser usada para identificar o próprio domínio.
No contexto dos computadores, a ontologia atua como uma estrutura estrutural. É amplamente utilizado para organizar informações e conceitos em campos como inteligência artificial, sistemas, semântica e arquitetura biomédica e da informação.
Definirtec explica Ontologia de Computador
A ontologia é derivada de um ramo da filosofia chamado metafísica, que se preocupa com o estudo do que existe. Na ciência da computação, a ontologia fornece uma estrutura para definir o domínio que consiste em um conjunto de conceitos, características e relacionamentos.
O significado de certas informações é geralmente expresso com base em modelos de informações conceituais, que são usados para modelar aplicativos e estruturar dados. Os conceitos básicos usados para construir tais modelos incluem entidade, atividade, elemento e propósito. Os modelos conceituais definem os termos e mecanismos semânticos para organizar as informações fazendo um conjunto de suposições sobre os aplicativos reais a serem modelados. Por exemplo, se presume-se que um aplicativo inclui entidades inter-relacionadas, o modelo conceitual define termos como propriedade e relacionamento.
Por exemplo, Common Algebraic Specification Language, é um padrão de fato na especificação de software que também é considerada uma linguagem de ontologia. Ele codifica especificações para modularidade e estruturação de software, com o objetivo de incluir muitas outras linguagens de especificação existentes.