Definição – O que significa o Frontside Bus (FSB)?
Um barramento frontal é uma interface de comunicação que funciona como o principal link entre a CPU e a memória do sistema e outras partes do chipset e da placa-mãe. Ele foi usado ativamente na arquitetura de computadores na década de 1990, início dos anos 2000 e, como a velocidade desse link de comunicação poderia ser um gargalo nos sistemas de computador, foi considerado uma medida importante de desempenho do computador.
O FSB conecta os seguintes componentes à CPU:
- Chipset do sistema
- A memória do sistema
- Placa gráfica através da ponte norte
- Outros dispositivos de entrada / saída
- Cartões PCI
Definirtec explica Frontside Bus (FSB)
O FSB era um componente de arquitetura de computador proeminente que permitia a uma CPU se comunicar com vários recursos de sistema de computador. Ele conectava a memória do sistema, periféricos de entrada / saída (E / S) e outros componentes da placa à CPU e atuava como o principal link de transporte de dados em torno do hardware do computador. No entanto, embora o FSB fosse um componente muito importante, sua velocidade limitada também o tornava um grande gargalo.
A velocidade do FSB é medida em hertz (Hz) e geralmente também é expressa como uma proporção da velocidade da CPU. Por exemplo, um processador rodando a 2.4 GHz com FSB de 400 MHz teria uma relação CPU / FSB de 6: 1.