Definição – O que significa Enterprise Service Bus (ESB)?
Um enterprise service bus (ESB) é uma plataforma integrada que fornece interação fundamental e serviços de comunicação para aplicativos de software complexos por meio de um mecanismo de mensagens baseado em padrões e orientado a eventos, ou barramento, construído com tecnologias de produtos de infraestrutura de middleware. A plataforma ESB é voltada para isolar o link entre um serviço e um canal de transporte e é usada para atender aos requisitos de arquitetura orientada a serviços (SOA).
As opiniões sobre a definição exata do ESB diferem porque o termo geralmente faz referência à infraestrutura de software subjacente do ESB.
Definirtec explica Enterprise Service Bus (ESB)
ESB inclui os seguintes componentes principais:
- Plataforma arquitetônica
- Produto de software
- Pacote de produto de software
Um ESB fornece uma camada conceitual para um sistema de mensagens corporativo estabelecido, que permite que os arquitetos de integração apliquem as vantagens do sistema de mensagens sem escrever código. Ao contrário das técnicas tradicionais de integração de aplicativos empresariais (EAI), como um hub monolítico ou pilha de estrutura de raios, um ESB é baseado em funções simples separadas como partes elementares com implementação e colaboração distribuídas, conforme necessário.
Além disso, um ESB possui elementos estruturais SOA e SOA 2.0 baseados em métricas que fornecem flexibilidade e capacidade de múltiplos meios de transporte. A maioria dos provedores de ESB integra valores SOA enquanto contabiliza formatos de mensagens independentes.